domingo, 19 de janeiro de 2014

Saiba como fazer uma desfragmentação de discos automática no Windows 7

Disco rígido interno desmontado
Desde os sistemas operacionais mais antigos o Windows oferecia ferramentas para a manutenção do computador como a "desfragmentação dos discos". O problema é que nem todos os usuários usavam ou ao menos sabiam da existência deste recurso que serve para melhorar o desempenho do sistema. Pensando nisso, foi desenvolvida uma forma para ativar a desfragmentação automaticamente.
Logotipo do Desfragmentador de discos do Windows
O que é? - Desfragmentar o disco é uma tarefa necessária para manter o sistema de arquivos do computador rápido e eficiente. Basicamente esta ferramenta é responsável por organizar os dados no disco rígido e permitir que o sistema encontre as informações de que precisa mais rapidamente o que diminui o tempo de espera na hora de carregar um programa, por exemplo. Portanto, se o seu computador anda meio lento ultimamente, pode ser que esteja na hora de fazer uma desfragmentação de disco. Muita coisa já foi postada sobre isso na internet, porém mesmo sabendo dos seus benefícios as pessoas acabam se esquecendo de realizar esta tarefa.

Agendamento periódico - Para não ter mais que se preocupar com essa atividade, a própria ferramenta do Windows permite agendar a desfragmentação de disco de forma simples. Assim é possível programar um dia e horário para que o sistema faça essa tarefa para você periodicamente. É isso que ensinaremos a você nesta postagem.
Passo 1: Abra o menu iniciar do Windows e digite "desfr" Com isso, a ferramenta que precisamos aparecerá na lista conforme a foto abaixo. Clique nesta opção para abrir o "desfragmentador de disco".
Passo 1 - Digite "desfr" e depois clique em "Desfragmentador de disco"

Passo 2: Com a ferramenta aberta,verifique se o agendamento está programado. Se ela estiver desativada, clique no botão "Configurar agendamento...", como mostra a imagem abaixo.
Passo 2 - Clique no botão "Configurar agendamento..."

Passo 3: Em seguida,uma janela surgirá para que possamos ativar e modificar o agendamento da desfragmentação de disco. Para isso selecione a opção marcando a caixa "Executar seguindo um agendamento (recomendado)" (1). Logo abaixo dessa caixa de opções selecione a frequência, dia e hora para que o sistema faça a desfragmentação. Durante o procedimento feche todos os programas que estiverem em uso para que a desfragmentação tenha um desempenho adequado. Caso o disco rígido esteja particionado ou se o computador possuir mais de um disco instalado nele clique em "Selecionar discos..." (2). Conforme o exemplo abaixo.
Passo 3 - Marque a caixa "Executar seguindo um agendamento (recomendado)" e depois clique em "Selecionar discos"

Passo 4: Na janela que aparecer conforme o exemplo da foto abaixo,selecione os discos que deseja desfragmentar. Se você costuma instalar discos removíveis como discos rígidos externos, pendrives e cartões de memória marque a opção "Desfragmentar discos automaticamente" e depois clique em "ok" para finalizar e desta forma todos os seus discos e outros dispositivos de armazenamento serão automaticamente desfragmentados com rapidez e sem nenhum esforço.
Passo 4 - Selecione os discos,marque a caixa "Desfragmentar novos discos automaticamente" e clique em "ok" para finalizar

Passo 5: E para encerrar caso queira fazer a desfragmentação manual de discos clique em "Analisar disco" e logo após a análise ser concluída clique em "Desfragmentar disco" ativando desta forma o procedimento manual e aguarde o término do processo. Até a próxima postagem!
Passo 5 - Para desfragmentar manualmente clique em "Analisar disco" e depois em "desfragmentar disco

Nenhum comentário:

Postar um comentário